Postagens

Mostrando postagens de maio 27, 2007

Cascata da Huíla

Imagem
A cascata no meio de vegetação intensa é dos maiores atractivos da Provincia da Huíla. A água que cai da cascata forma uma piscina natural de água limpida.

Lubango - Vista do Cristo Rei

Imagem
Vista parcial da cidade do Lubango a partir do Cristo Rei. Capital da provincia da Huíla. A forte presença da colonização faz com que ainda hoje se diga que o Lubango é a província mais "branca" de Angola. É de referir que as mais fortes presenças de colonização acontecem normalmente no litoral, tornando-se a Huíla uma excepção. Encontram-se na Huíla grupos de origem portuguesa mantendo as suas tradições e uma pronúncia bem marcada. O Lubango foi também uma das primeiras cidades do interior a possuir ensino de segundo grau (liceu), não só o Liceu Nacional Diogo Cão, mas também a Escola Industrial e Comercial Artur de Paiva. Esta cidade é para mim o "Jardim de Angola" pela sua beleza.

Fazenda Hoque - Lubango

Imagem
Vista da zona de habitação dos trabalhadores da fazenda do Sr. Carvalheiras no Hoque (fotografia tirada em 2003). O Hoque está situado 60 km ao NE do Lubango, então pequena cidade de província com cerca de 10.000 habitantes, já abastecida pelos colonos madeirenses. Situa-se a cerca de 1600 m de altitude, em terreno ondulado, próximo da escarpa da Cheia, que faz a descida abrupta para o lado do mar, Os solos são bastante bons, derivados de rochas eruptivas. O colonato pode-se considerar que começou em 1947, quando dois transmontanos, que se destinavam a outro colonato, compraram uma propriedade e se estabeleceram ali. Familiares e amigos vieram atraídos pelas boas noticias; estabeleceu-se assim uma corrente migratória, espontânea e ténue que se suspendeu por 1965, talvez como consequência da guerra colonial, embora não se sentisse aqui, e das facilidades de emigração para a Europa.

Na Humpata...Fazenda Falcope

Imagem
Este foi um dos meus encontros especiais em uma das mais conhecidas fazendas na Humpata, pois passei longos minutos a brincar com este bichinho. Humpata é uma vila e município da província da Huíla, em Angola tendo sido uma das primeiras zonas de colonização portuguesa. Humpata foi Sede de Concelho, antes da existência da cidade do Lubango.

Oásis - lago

Imagem
Vista do lago do oásis em Namibe.

Stromatolites

Imagem

Reserva Natural Etosha

Imagem
Três fotos tiradas dentro da reserva natural.

Etosha National Park - Namibia

Imagem
Entrada Norte da reserva natural do parque Etosha - Um dos maiores santuários de vida selvagem no continente Africano com cerca de 22300 quilometros quadrados de àrea e centenas de espécies animais. Ali vivem 144 espécies diferentes de mamíferos e umas 340 espécies de aves, além de répteis, anfíbios e outros animais menores Situa-se na zona norte da Namibia e contém no seu interiores inumeros resourts turisticos.

Oásis

Imagem
Um pequeno Oásis no deserto do Namibe em território Angolano. Observem a pequena bandeira nesta àrea onde vivem algumas familias, diria não mais do que duas ou três em pequenas casas de capim!

Namibe

Imagem
Entrada no deserto do Namibe.

Serra da Leba

Imagem
Após o Deserto do Namibe a caminho do Lubango encontra-se a imponente serra da Leba.

Deserto Namibe

Imagem
A região é considerada como sendo o mais antigo deserto do mundo, tendo permanecido em condições áridas ou semi-áridas há pelo menos 80 milhões de anos. Sua aridez é causada pela descida de ar seco resfriado pela fria corrente de Benguela que passa na costa da Namíbia. Menos de 1 cm de chuva cai anualmente e o deserto é quase completamente estéril.